Como desentupir canos: 5 dicas para fazer em casa

É natural que com o tempo possam surgir situações que exijam alguns reparos ou consertos em casa, mas nem todos sabem como resolver problemas que acontecem com frequência. A parte hidráulica é uma das maiores dúvidas daqueles que gostam de colocar a mão na massa e querem sempre economizar em vez de terceirizar os serviços. Para ajudar você, hoje vamos mostrar como desentupir canos. Esta é uma condição que pode causar muitos transtornos, por isso, solucioná-la de maneira rápida e eficaz é fundamental.

Pensando nisso, estamos aqui hoje para dar algumas dicas que você pode tentar sozinho, seja com ou sem equipamentos para desentupir canos. Hoje você irá conhecer 5 métodos eficazes para solucionar essa questão. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post e descubra como desentupir canos em casa. Acompanhe.

Como desentupir canos rápido e fácil

Um cano entupido pode ser um contratempo para uns ou um grande problema para outros. Mas, temos uma boa notícia: é possível tentar solucionar este transtorno sozinho, evitando gastar com a mão de obra de um profissional.

Vale lembrar que tudo depende do grau de entupimento que você terá que lidar e do tipo de resíduo que está provocando o entupimento. Isso também influencia nos métodos que iremos indicar hoje, pois alguns funcionam melhor em determinada situação. Confira.

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

Esta é uma mistura que pode ser muito eficaz para diversas soluções caseiras, inclusive para reparos, como desentupir canos. Se o seu caso não é muito complexo, provavelmente estes ingredientes poderão ser o suficiente para desentupir canos de esgoto ou caixas de gordura. Quando misturados, o bicarbonato de sódio com o vinagre se tornam efervescentes, podendo assim desgrudar placas de gordura e outros restos de comida, por exemplo.

como-desentupir-canos-bicarbonato

Lembrando que os dois elementos devem entrar em contato dentro do cano, por isso você deve jogar duas colheres de bicarbonato no local entupido e logo após despejar o vinagre. Assim a mistura irá efervescer no local certo, desentupindo o cano.

2. Pedaço de arame

É normal que em alguns casos o encanamento seja obstruído por cabelos e pêlos, principalmente vindos do banheiro. Infelizmente estes resíduos não irão se dissolver com uma simples mistura, como a citada no tópico anterior. Por isso, neste caso pode ser preciso utilizar algum objeto para liberar o cano.

Se você quer saber como desentupir canos com estes dejetos, primeiramente precisa entender que o material no qual um cano é produzido não foi fabricado para resistir à ação humana. Por isso, evite pressioná-los ou mesmo utilizar instrumentos rígidos, como cabos de vassoura. Eles podem causar rachaduras nos canos, causando um problema ainda maior e exigindo a substituição do encanamento.

como-desentupir-canos-arame

Nesse caso, indicamos que você utilize algo mais fino e maleável, como um pedaço de arame. Você pode dobrar uma de suas pontas como um “ganchinho”, utilizando-o para retirar os fios enquanto segura o arame pela outra ponta. O ideal é que o gancho seja pequeno, pois dessa forma você poderá utilizar esta nova ferramenta para desentupir canos sem precisar retirar o ralo.

3. Água fervente

Talvez você já tenha ouvido falar sobre este método, já que é um dos mais antigos e utilizados por aí. A água fervente é responsável por dissolver muitos dos resíduos que bloqueiam os canos, principalmente quando se trata do encanamento da pia da cozinha, com resíduos de alimentos e gordura.

como-desentupir-canos-agua

Você pode utilizar apenas água quente, com determinada frequência, para evitar o entupimento de um cano. Mas quando a situação já ocorreu, o ideal é misturar a água fervente com outros ingredientes, como fermento em pó, ou mesmo detergente. É interessante ir testando alguns métodos, mas lembrando se sempre evitar produtos muito fortes ou corrosivos, como a soda cáustica.

4. Desentupidor manual

Em qualquer loja de 1,99 você pode encontrar um desentupidor manual. Claro que em alguns casos mais complexos seu uso não será suficiente, mas quando se trata de pequenos dejetos ou de um entupimento parcial do cano, este é um dos equipamentos que pode ser muito útil. É indicado ter sempre um item desses em casa, para evitar ou solucionar alguns problemas simples.

como-desentupir-canos-desentupidor

Outra maneira eficaz é unir o desentupidor manual com outros métodos desta lista. Isso mesmo, você pode jogar água fervente no cano para amolecer ou ajudar a dissolver os dejetos e logo em seguida colocar o desentupidor manual em ação, para puxar os resíduos que ainda não saíram.

5. Compressor de ar

Como não poderia faltar nesta lista, chegou o momento de mostrar uma solução eficaz para desentupir canos severamente obstruídos. Se você já tentou todos os métodos que citamos acima e nenhum deles resolveu o seu problema, então você precisa conhecer o compressor de ar.

Este é um dos equipamentos para desentupir canos mais eficazes para quem deseja evitar abrir ou substituir a tubulação. Agora você deve estar se perguntando para que serve o compressor de ar e como ele pode te ajudar nesta missão, não é mesmo?

como-desentupir-canos-compressor

Devemos dizer que não é apenas o compressor que fará o trabalho duro, mas sim uma mangueira conectada à ele. Com este equipamento você pode jogar água com alta pressão para remover os resíduos que obstruem o cano. É importante saber que, para manusear o compressor, é preciso ter cuidado e usar os equipamentos de proteção individual essenciais para esta função.

Cuidados ao desentupir um cano

Agora que você já conhece alguns métodos eficazes para desentupir um cano, chegou o momento de aprender o que não fazer nestes casos. Como dissemos anteriormente, os canos são fabricados em materiais que não são muito resistentes contra impactos ou pressões intensas, então evite utilizar produtos corrosivos ou objetos rígidos ou grandes que possam danificá-los.

Se você pretende utilizar equipamentos para desentupir canos é essencial procurar pelos equipamentos de proteção individual adequados para esta situação, prezando assim pela sua segurança.

Aprendeu como desentupir canos? Então não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de tudo sobre ferramentas, reparos, artesanato e muito mais!


SOBRE O AUTOR
Geralfix
COMPARTILHAR:
Deixe seu comentário


Querendo ou não, a hora de fazer a manutenção da casa chega para...

Independentemente se você é um profissional ou apenas tem suas ferramentas em casa,...

Você sabe o que são móveis DIY? Para começar, vamos explicar que a...
All search results