Churrasqueira DIY: aprenda como fazer uma churrasqueira de roda de carro

Você é adepto de móveis DIY e vive sonhando com uma churrasqueira em casa? Saiba que você pode solucionar esse problema hoje mesmo. DIY vem do inglês “do it yourself”, ou “faça você mesmo”, em português. É um método de construção, reparação ou modificação em que você mesmo coloca a mão na massa, sem depender de serviços profissionais. Além de ser divertido, é um jeito de exercitar a criatividade e, hoje, de aprender como fazer uma churrasqueira de roda de carro ou caminhão.

Por mais inusitado que pareça, uma churrasqueira feita desta forma pode ficar com um acabamento profissional e um toque pessoal que vai fazer dela um sucesso na sua casa. Para construí-la, bastam alguns itens e disposição para criar um item único e bonito para a sua casa.

Pronto para preparar suas ferramentas manuais e criar uma churrasqueira de roda de carro para reunir os amigos? Confira o post!

Separe o que você vai precisar para sua churrasqueira DIY

Antes de começar sua mais nova invenção, não se esqueça de providenciar tudo o que você precisa para ter sua churrasqueira de roda de carro. O ideal é ter tudo pronto para evitar que você interrompa o trabalho. Veja a lista abaixo.

  • Uma roda velha de carro ou caminhão.
  • Tinta resistente à ferrugem.
  • Tinta resistente à alta temperatura (tinta spray ou automotivas são ótimas opções).
  • 1 grade circular do tamanho do aro da roda.
  • Madeira para fazer a base da churrasqueira.
  • 4 parafusos de 15/8 polegadas.
  • 4 parafusos de 1/2 polegada.
  • Tubo preto de 18 polegadas.
  • 2 barras de 1/2 polegada com rosca.
  • 2 arruelas com roscas.
  • 1 amolador.
  • 1 parafusadeira.
  • 4 rodinhas para o pé da churrasqueira.
  • 1 broca.
  • 1 serra tico-tico.

Está com tudo à mão? Então é hora de começar a fazer sua churrasqueira DIY criar forma.

Veja o passo a passo para construir sua churrasqueira DIY

Antes de começar, é importante que você esteja em um lugar plano para que não haja acidente. Se preferir, chame alguém para ajudar você na hora de segurar e fixar cada componente.

churrasqueira-de-roda-de-carro

É importante, ainda, ter jornal para proteger áreas que não devem ser atingidas por tinta spray, bem como seu rosto. Lembre-se de fazer isso em um local aberto para evitar que o cheiro da tinta fique muito forte.

Agora, é só partir para o passo a passo.

Passo 1

Pegue as madeiras para construir a base da churrasqueira. A quantidade e a espessura vão depender do tamanho da roda. É necessário que a churrasqueira esteja bem firme no chão e que não fique “bamba”.

O resultado deve ser uma placa de madeira espessa e bem segura, por isso, faça alguns testes antes.

Passo 2

Pinte as arruelas, o tubo e as rodas da cor que você desejar. Não se esqueça de pintar a grelha para que sua churrasqueira de roda de carro  fique ainda mais bonita.

É importante que a tinta seja resistente, por isso, uma dica simples é utilizar tinta spray. Elas são fáceis de serem aplicadas e deixam o acabamento liso e profissional.

Passo 3

Pegue a parafusadeira e parafuse as arruelas. Ficará uma na base de madeira e outra no aro da roda. É o que dará sustentação para a sua churrasqueira.

Se achar necessário, reforce a fixação com mais parafusos.

Passo 4

Agora, junte as três partes: o aro, o tubo e a base de madeira. Se achar necessário, aplique uma camada de verniz no pé da churrasqueira para oferecer maior resistência ao tempo.

É hora de verificar se está tudo bem firme e fixado para que o uso da churrasqueira seja seguro.

churrasqueira-de-roda-de-carro-passo-a-passo

Passo 5

Coloque a churrasqueira com a base para cima e utilize os parafusos para fixar as rodinhas. Esta etapa é opcional, mas é importante lembrar que vai facilitar bastante quando você for mudar a sua churrasqueira DIY de lugar.

Para ficar com um visual mais legal, pinte as rodinhas com a mesma cor que utilizou para colorir o tubo e o aro da roda.

Passo 6

Se quiser incrementar mais sua nova peça, uma dica é utilizar acessórios como porta talheres ou ganchos para pendurar os espetos que você vai precisar durante os churrascos na sua casa.

Pronto! Agora basta esperar secar para utilizar a sua churrasqueira. Não deixe de convidar os amigos para mostrar suas novas habilidades. Essa também é uma ótima ideia para uma renda extra, já que a churrasqueira de roda fica rústica, diferente e poucas pessoas têm.

Os móveis DIY são uma forma bastante criativa e econômica de criar seus próprios itens de decoração e outros objetos. O melhor é que basta um pouco de disposição para começar a colocar a cabeça e as mãos para funcionar.

Gostou de conhecer como fazer uma churrasqueira de roda de carro? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos do mundo das ferramentas? Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!


SOBRE O AUTOR
admin
COMPARTILHAR:
Deixe seu comentário


Ficar enjoado da decoração da casa já não é legal. Pior ainda é...

Não podemos negar que fazer alguns reparos em casa é muito útil no...

Os adeptos do DIY amam e os curiosos também: a tinta spray. Versátil...