Como organizar ferramentas e otimizar o trabalho?

Saber como organizar ferramentas vem se tornando cada vez mais essencial. Essa essa é a melhor solução para aumentar a produtividade e evitar estresse, tanto para quem trabalha na área e precisa executar alguns projetos em casa, quanto para aqueles que costumam resolver pequenos reparos por conta própria.

Manter todo o kit de ferramentas organizado pode parecer um tanto complicado para quem não sabe por onde começar, ou tem muitos equipamentos. Muitas vezes um espaço muito pequeno ou uma bagunça acumulada à tempos pode parecer um empecilho, mas não é bem assim.

Hoje estamos aqui para te ajudar nesta tarefa e mostrar como organizar ferramentas não é tão difícil como parece, além de não exigir tanto espaço quanto você pensa. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra como fazer isso.

Por que manter uma oficina organizada?

Antes de colocar a mão na massa é importante que você entenda por que você precisa manter suas ferramentas e sua oficina organizada.

É um fato que trabalhar em um local desorganizado afeta a nossa produtividade. Não importa se é uma oficina ou mesmo um escritório, a organização é o primeiro passo para melhorar o desempenho.

Além de manter um ambiente agradável para passar horas trabalhando, saber onde todos os seus equipamentos estão facilita e torna o trabalho muito mais rápido e ágil. Já parou para pensar quanto tempo você já perdeu procurando uma ferramenta que precisava usar? Ou quantas vezes você teve que sair para comprar pregos e parafusos por não encontrá-los?

Em casos de desorganização extrema as ferramentas podem até mesmo atrapalhar seu trabalho, seja por dificultar a passagem e a movimentação no seu ambiente de trabalho, ou mesmo por ocuparem espaços nos quais não deveriam estar.

como-organizar-ferramentas-na-oficina

Como organizar ferramentas?

Agora que você já sabe da importância de manter uma oficina organizada, chegou a hora de colocar isso em prática. Comece se livrando de equipamentos estragados, ou que só estão fazendo um volume desnecessário. Se puder também venda algum equipamento que não usa mais e aproveite para investir em algo que será mais útil.

Feito isso, chegou a hora de conhecer as nossas dicas para aprender como organizar ferramentas de maneira fácil e prática. Acompanhe.

A escolha do local para sua oficina em casa

Antes de qualquer coisa, é essencial que você escolha um local para trabalhar em casa. Apesar de parecer algo insignificante, esta decisão pode fazer toda diferença. Acredite: montar esse espaço é sinônimo de barulho.

Pregar, parafusar e serrar; boa parte dessas atividades manuais emitem sons não muito agradáveis e este é um dos motivos para atentar-se ao seu local de trabalho. O ideal é ter um espaço no quintal, garagem ou em algum cômodo separado para amenizar os ruídos indesejados.

Outro motivo pelo qual é importante separar a oficina em casa é a limpeza. A maioria dos trabalhos acabam gerando pó e outros tipos de resíduos. Não importa se são respingos de tinta ou serragem; o melhor a ser feito é mantê-los longe da casa limpa.

Os móveis de apoio

Se você já tem o local da sua oficina em casa decidido, agora é hora de planejar a organização dos seus materiais. É fundamental contar com estantes, prateleiras ou armários para guardar seus equipamentos.

Não há nada pior do que trabalhar em um ambiente desorganizado e confuso. Separe os itens por categorias, como ferramentas manuais, ferramentas elétricas, acessórios, EPIs e assim por diante.

Ainda não sabe quais são as melhores ferramentas para ter em casa? Então confira nosso post com uma seleção de equipamentos para te ajudar a montar seu kit de ferramentas da oficina em casa.

Ferramentas elétricas

Chegou a hora de organizar as ferramentas elétricas. É interessante mantê-las perto umas das outras, pois assim sempre que precisar de uma delas você saberá onde encontrar. Comece pelos equipamentos que você usa com mais frequência. Procure mantê-los perto da sua bancada de trabalho, mas sem que atrapalhem o espaço.

Depois parta para os maiores equipamentos. Encontre um lugar para eles que seja de fácil acesso e ao mesmo tempo não atrapalhem sua passagem ou movimentação na hora de trabalhar. Lembre-se de garantir que eles fiquem perto de uma tomada ou extensão.

Por fim organize as menores ferramentas elétricas. Se preferir guarde-as em caixas abertas e escreva do que tem em cada uma delas. Dessa forma você consegue localizar e pegar os equipamentos que precisa sem perder tempo.

como-organizar-ferramentas-em-casa

Ferramentas manuais

As ferramentas manuais também devem seguir a mesma regra. Mantenha-as perto umas das outras, e se possível separe em categorias, como serras, chaves, etc. Facilite também o acesso aos itens que você usa com maior frequência.

As ferramentas menores também podem ser divididas em caixas, ou se preferir aposte em organizadores. Eles podem ser encontrados em qualquer loja de variedades e facilitam muito na hora de separar as ferramentas.

Pequenas ferramentas e acessórios

Pregos, parafusos, serras, lixas e afins também devem ser organizados. É muito comum perder esses itens na oficina em casa, já que são pequenos e algumas vezes acabamos deixando-os em qualquer lugar.

Nesse caso a dica é apostar em pequenas gavetas organizadoras. Existem modelos maiores que podem ser colocados no chão e alguns menores, perfeitos para deixar em cima da mesa. Não esqueça de etiquetar as gavetas para poder encontrar o que precisa mais facilmente.

Gostou das nossas dicas de como organizar ferramentas? Preparado para colocar a mão na massa? Então não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais, assim você pode ajudar seus amigos a manter a oficina organizada também. Até mais!


SOBRE O AUTOR
Geralfix
COMPARTILHAR:
Deixe seu comentário


A serra circular manual é uma das ferramentas elétricas mais úteis e resistentes...

Está sentindo falta de ter algumas ferramentas elétricas em casa? Além de quebrar...

No meio de um reparo, uma montagem ou um conserto podem surgir alguns...
É muito fácil ganhar 5%OFF na primeira compra!Preencha os campos para receber o desconto por e-mail:
All search results