Guia rápido: veja como pintar parede em casa

Ficar enjoado da decoração da casa já não é legal. Pior ainda é não saber o que fazer gastando pouco e sem o quebra-quebra das reformas. Para solucionar esse problema, que tal aprender como pintar parede em casa? Essa é uma forma relativamente simples de dar uma nova cara aos seus cômodos e ainda pode ser bastante divertido.

A dica é, antes de comprar o material necessário para pintura, decidir quais cômodos sofrerão a intervenção, que cores serão utilizadas e como será a arte propriamente dita. Se houver listras, por exemplo, é bom planejar como serão as marcações.

Preparado para separar um final de semana e realizar o mutirão da pintura na sua casa? Então esse post é para você. Confira o guia rápido e siga o nosso passo a passo!

Como pintar parede em casa: materiais necessários

Agora que você já decidiu que vai mudar a decoração da sua casa pintando as paredes, é hora de saber o que é necessário para fazer tudo com qualidade e bom acabamento. Para encontrar bons materiais para pintura, não abra mão de uma loja de confiança e especializada nos instrumentos que você precisa.

Você vai precisar das seguintes ferramentas:

Não se esqueça de procurar produtos de qualidade para não acabar tendo gastos excessivos. Existem diversas formas de comprar ferramentas baratas, mas sem comprometer a usabilidade dos utensílios.

como-pintar-parede-em-casa

Passo 1: separe tudo o que precisa

Agora que você já tem tudo o que precisa para pintar as paredes da sua casa, é hora de preparar o cômodo que vai receber o novo visual. A ideia, aqui, é facilitar o trabalho e fazer com que você tenha tudo à mão, sem precisar carimbar o piso com tinta para ir buscar aquilo que faltou.

Por isso, deixe no mesmo cômodo que será pintado e, de preferência, sobre um jornal no chão, o pincel, o rolo, a bandeja, a tinta e a lixa. Deixe separadas, ainda, as luvas e a fita adesiva. Esta última é importante para proteger batentes, quinas, rodapés e, no caso de pinturas mais elaboradas, para demarcar o limite da tinta.

Passo 2: prepare o ambiente

Agora que está tudo separado, é hora de você preparar o cômodo que vai receber a pintura. Tire os móveis para evitar que eles manchem ou cubra-os com plástico, lona ou jornal. Se forem peças mais leves, arraste-as e leve-as para outro lugar.

Tire os quadros, enfeites, espelhos e tudo o que ficar fixado ao local. Um item frequentemente esquecido é a cortina: retire-a dos trilhos para que não respingue tinta no tecido e para que a área de pintura fique completamente livre.

como-pintar-parede-materiais

Agora, é hora de você forrar todo o chão e proteger as janelas, interruptores e espelhos de luz. Você pode colocar jornal e cobrir pequenos cantos com a fita adesiva. Fita crepe também é indicado, já que não tem tanta aderência e não vai manchar vidros e paredes.

Passo 3: prepare a parede

Esse é um dos passos mais determinantes para que sua pintura fique profissional e com bom acabamento. Algumas superfícies podem apresentar reboco grosso ou, ainda, buracos e bolhas resultantes de trabalhos anteriores.

Para deixar tudo perfeito, tampe os buracos de pregos e parafusos com massa corrida. Essa etapa deixa a parede parecendo que foi recém-erguida. Use um palito para ajudar no preenchimento. Feito isso, passe a espátula para nivelar a parede e não deixar nenhuma falha. Isso ajuda, ainda, a retirar os excessos de massa corrida que possam ter ficado na superfície.

Depois de preenchidos os buracos, lixe a parede com cuidado e retire qualquer defeito aparente na pintura antiga da parede. A superfície deve estar lisinha e pronta para receber a primeira camada de tinta e oferecer um resultado uniforme.

Agora, basta passar um pano úmido para tirar o pó gerado pela lixa. Preparado para a próxima etapa?

Passo 4: passe a primeira demão de tinta

Agora que você já preparou a parede e ela está sem nenhuma imperfeição, é hora de dar cor ao ambiente. Pegue a lata de tinta e leia as instruções do fabricante antes de diluí-la corretamente.

Despeje uma boa quantidade de tinta na bandeja plástica e use o rolo de lã ou espuma. Passe a ferramenta sobre a tinta para absorver bastante, mas sem exageros para não escorrer pelas paredes.

Comece a aplicar a tinta na parede de maneira uniforme. Teste as quantidades certas para serem absorvidas na bandeja para encontrar a melhor forma de trabalho.

Feito isso em uma primeira parede, observe o resultado para ver se ficou conforme o planejado antes da compra dos materiais. Importante lembrar que a cor é mais fiel quando a tinta já está completamente seca. Se ficou tudo certo, pinte as outras paredes e, quatro horas depois, pode trabalhar na segunda demão.

Para ter o resultado completo, retire as fitas adesivas, jogue fora o jornal, limpe as ferramentas e volte os móveis para o lugar.

Gostou das nossas dicas de como pintar parede? Para saber mais sobre e outros assuntos, não esqueça de seguir a Geralfix no Facebook para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!


SOBRE O AUTOR
admin
COMPARTILHAR:
Deixe seu comentário


Você é adepto de móveis DIY e vive sonhando com uma churrasqueira em...

Não podemos negar que fazer alguns reparos em casa é muito útil no...

Os adeptos do DIY amam e os curiosos também: a tinta spray. Versátil...