Parafuso Allen e suas características

O parafuso Allen é fabricado com aço de alta resistência á tração e submetido a um tratamento térmico após a conformação. Possui um furo hexagonal de aperto na cabeça, que é geralmente cilíndrica e recartilhado. Para o aperto, usa-se uma chave especial: a chave Allen.

Os parafusos Allen são utilizados sem porcas e suas cabeças são encaixadas num rebaixo na peça fixa.

É um parafuso resistente, pois tem a classe de resistência 12.9 (conhecido também como parafuso com sextavado interno/aço liga). O acabamento mais comum para esse tipo de parafusos é oxidado e oleado.

Tipos de parafusos

  • Allen cabeça cilíndrica – DIN 912
  • Allen cabeça chata – DIN 7991, conhecido também como cabeça escariada/cônica.
  • Allen cabeça abaulada – DIN 7380
  • Allen rebaixado – DIN 7984
  • Allen corpo retificado – ISSO 7379
  • Allen s/c – DIN 916 (ponta recartilhada)
  • Allen s/c – DIN 914 (ponta cônica)
  • Allen s/c – DIN 915 (ponta half dog)
  • Allen s/c – DIN 913 (ponta plana)

Allen Cabeça Cilíndrica: utilizado em aplicações de alta responsabilidade e fixações submetidas a elevadas forças de trabalho. Deve ser usado em peças com espessuras finas onde o espaço para a cabeça é limitado.

Allen Cabeça Abaulada: utilizado em uniões de superfícies também em montagem de máquinas, equipamentos e manutenções.

Allen Cabeça Chata: O ângulo sob a cabeça permite que toda a superfície mantenha o nivelamento e o parafuso fique praticamente imperceptível.

Allen Sem Cabeça: Esse tipo de parafuso é utilizado para travar elementos de máquinas como colares, engrenagens, polias, volantes e eixos. São fabricados com diversos tipos de pontas, de acordo com sua utilização.

Vantagens:

Sua resistência que resiste a alto torque, sua durabilidade, o modelo da chave que em formato em L facilita apertos em lugares de difícil acesso.

Em inox as maiorias das vantagens são a estética, higiene e também o tempo que leva para oxidar. Além de ser resistentes a agentes corrosivos e a água do mar.

A desidrogenização, que é preciso fazer sempre que o parafuso Allen sofre algum tratamento de zincagem, ela não deixa ele perder sua resistência.

Desidrogenização:

Desidrogenização do parafuso Allen é um processo para garantir sua resistência de 12.9. Desidrogenizar é quebrar as moléculas de hidrogênio que o parafuso recebe ao fazer um tratamento de zincagem que acaba deixando ele mais frágil e perdendo a classe de 12.9.

 

 


SOBRE O AUTOR
admin
COMPARTILHAR:
Deixe seu comentário


A soldagem solda mig e solda mag realizada com as máquinas MIG/MAG (MIG...

Você está sofrendo com parafuso espanado e não sabe como resolver esse problema?...

Conhecer alguns tipos de máquina de solda pode ser importante para executar da...